Dependência Química Sintomas-Grupo Luz da Vida
Dependência Química Sintomas-Clinicas Vida

Dependência Química Sintomas-Grupo Luz da Vida é Considerado um transtorno mental, além de um problema social pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a dependência química é tida como doença crônica, que comumente atinge indivíduos que fazem o uso constante de determinadas drogas.

O portador desse tipo de distúrbio acaba por não conseguir conter o vício, afetando sua vida psíquica, emocional, física e, consequentemente, a vida social.

Dependência Química Sintomas-Grupo Luz da Vida

As substâncias que atuam no Sistema Nervoso Central, alterando a forma de o indivíduo pensar, agir ou sentir são denominadas drogas psicoativas.

Sendo conhecida e usada desde o início das civilizações, em rituais religiosos ou como fonte de prazer, substâncias como a maconhacocaína e o álcool ainda são comuns nos dias atuais.

Tendem a causar um desequilíbrio no metabolismo químico do organismo, levando a dependência química da droga.

A motivação pelo uso engloba diversos fatores – de simples curiosidade a uma busca imediata de prazer ou alívio de sintomas, contudo, a maioria desconhece ou desacredita no potencial dessas drogas em causar a dependência.

Dependência Química Sintomas-Clinicas Vida

A dependência a uma droga é caracterizada pelo descontrole do indivíduo no uso da substância, que aos poucos o desintegra da sociedade.

Fatores relacionados à própria droga, até uma predisposição genética e doenças psiquiátricas pré-existentes, podem levar algumas pessoas a um quadro de dependência.

Dependência Química Sintomas-Clinicas Vida

Com o objetivo de sentir novamente os sintomas de prazer, ou ainda, para eliminar o mal-estar que se sente quando há a interrupção da droga, o indivíduo tende a repetir o uso daquela substância.

Os sintomas de desconforto são designados “Síndrome da Abstinência”, que tendem a surgir a cada vez que o indivíduo cessar o uso da droga.

Síndrome da Abstinência

Dependência Química Sintomas-Clinicas Vida

Segundo alguns dicionários, abstinência significa ação de abster, de se privar de alguma coisa. Esse ato de abster pode ser se privar de algum consumo, seja ele de comida, cigarro, drogas e outros.

Dependência Química Sintomas-Clinicas Vida

O presente artigo trata da Síndrome de Abstinência de drogas. Àqueles que estão em tratamento de dependência química renunciam ao uso da substância viciante, no caso a droga. O ato de renuncia a droga pode causar sérias perturbações ao organismo dependente, desde alterações comportamentais até sensações físicas, a isso dar-se o nome de Síndrome da Abstinência.

Alguns sintomas são:

• Sofrimento mental;
  • Sofrimento físico e
  • Mal-estar.

Os sintomas citados acima podem ocorrer em diversos graus de acordo com o vício adquirido, ou seja, de acordo com a droga causadora da dependência, que pode ser:

• Álcool;
  • Cigarro;
  • Heroína;
  • Crack;
  • Cocaína;
  • Maconha, etc.

Dependência Química Sintomas-Clinicas Vida

Os sintomas podem ser cada vez mais intensos, na medida em que o tempo de abstinência fica mais longo. O usuário pode ter convulsões, hiperatividade, tremores, insônia, alucinações visuais, táteis e auditivas, descontrole psicomotor e ansiedade.

Dependência Química Sintomas-Clinicas Vida

A Síndrome pode se dividir em: SAA – Síndrome de Abstinência Aguda e a SAD – Síndrome de Abstinência Demorada. A primeira pode ocorrer na ausência do composto viciante entre 3 a 10 dias do último uso, já a segunda se difere nos sintomas, que podem ser visualizados entre a sobriedade do indivíduo ocorrendo no intervalo de meses ou até anos após o uso.

Dependência Química Sintomas-Clinicas Vida

Alguns sintomas provenientes da SAD são: mente confusa, problemas de coordenação motora, problema de memória, reação emocional exagerada ou apatia e distúrbio do sono ou alteração. A SAD, portanto, é a mais severa e preocupante, pois dela pode resultar danos cerebrais importantes e até mesmo recaídas.

Dependência Química Sintomas-Clinicas Vida

A “tolerância à droga” leva ao consumo de doses cada vez maiores, no intuito de obter os mesmos sintomas promovidos em doses que antes eram menores. Outro fator associado à dependência química é a fissura, caracterizada pela vontade incontrolável de fazer o uso da droga, a qualquer hora do dia ou noite.

Uma vez que se torna um dependente químico, será permanentemente um dependente. Acontece que a doença apresenta caráter crônico, incurável e progressivo.

Assim, como não há cura para a dependência química, o indivíduo irá necessitar de tratamento constante, independente de estar fazendo o uso ou não da droga.

Dependência Química Sintomas-Clinicas Vida

Para critério de diagnóstico médico, existem atualmente dois códigos internacionais vigentes. A publicação da OMS, conhecida como Classificação Internacional de Doenças (CID) está em sua décima edição (CID-10), já o Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM) tem vigente a sua quinta edição (DSM-V). No Brasil, a classificação aceita pelo Ministério da Saúde é o CID-10, que apresenta os seguintes critérios para diagnóstico de dependência química:

1. Tolerância: a redução da magnitude dos efeitos leva ao uso de doses cada vez maiores para atingir o efeito desejado;
  2. Senso de compulsão: forte desejo de consumir a droga;
  3. Abstinência: após a interrupção ou diminuição do uso, surgindo sintomas de desconforto como tremores, ansiedade, irritabilidade e insônia, levando ao uso da mesma substância (ou outra relacionada) para promover o alívio ou evitar tais sintomas;
  4. Desejo de reduzir ou controlar o consumo, porém, sem sucesso;
  5. Abandono de atividades prazerosas alternativas: maior parte do tempo gasto em prol do uso da substância;
  6. Persistência ao uso: mesmo com o surgimento de manifestações nocivas e patológicas, como danos em órgãos e estados depressivos, resultantes do consumo crônico e excessivo, ainda se mantém o consumo.

Esta doença merece toda a atenção, por desprender o indivíduo da sociedade, podendo ocasionar o óbito. Por acometer toda a família, que adoece emocionalmente junto ao indivíduo, esta também deve receber orientações e apoio.

Dependência Química Sintomas-Clinicas Vida

Para saber mais sobre Clínicas Vida  acesse os links abaixo:

Unidade São José do Rio Preto white right pointing backhand index http:http://www.clinicasvida.com.br/masc-riopreto/

Unidade Masculina Adulto Fernandópoliswhite right pointing backhand index   http://www.clinicasvida.com.br/unidade-masculina-fernandopolis/

Unidade Feminina Adulto Barretoswhite right pointing backhand indexhttp://www.clinicasvida.com.br/clinica-para-dependentes-quimicos-em-barretos/

Unidade Masculina Adulto Araçatubawhite right pointing backhand index http://www.clinicasvida.com.br/unidade-masculina-maiores-aracatuba/

Unidade Masculina Menores Barretoswhite right pointing backhand index http://www.clinicasvida.com.br/unidade-masculino-menores-barretos/

Unidade  Masculina Adulto Fernandópolis 2white right pointing backhand index http://www.clinicasvida.com.br/clinica-para-dependentes-quimicos-em-fernandopolis/

Unidade Masculina Adulto Rio Preto 2 white right pointing backhand index http://www.clinicasvida.com.br/unidade-masculina-adulto-rio-preto-ii/

Unidade Feminina Adulto Rio Pretowhite right pointing backhand index http://www.clinicasvida.com.br/unidade-feminina-sao-jose-do-rio-preto/

Unidade Alto Padrãowhite right pointing backhand index http://www.clinicasvida.com.br/unidade-alto-padrao/

Sobre Nóswhite right pointing backhand index http://www.clinicasvida.com.br/sobre-nos/

Blogwhite right pointing backhand index http://www.clinicasvida.com.br/blog-novo/

Serviçoswhite right pointing backhand index http://www.clinicasvida.com.br/servicos/

Conheça o Tratamento  -Clínicas Vida

Informações adicionais >
Mais informações em nossas linhas de ajuda> (17) 99235-1236 Whattss – 24Hs
Localização:
Fazemos o atendimento pelo nosso Chat que está no site,nossos especialistas estão sempre de plantão para tirar todas as suas dúvidas sem qualquer custo,para nós da Clinica Luz da Vida o bem estar da família e do dependente deve vir em primeiro lugar.

Sabemos da dor e da luta das famílias brasileiras sendo assim fazemos parte desta luta,em prol de um mundo melhor,conte com nossa ajuda sempre…
Estamos juntos na luta!!!!